Dr. Pedro Paulo Filho

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Biografia Crônicas Livros Poesias Galeria Contato
Dr. Pedro Paulo Filho
Graduação
Como Advogado
Na Política
Antologias e Prefácios
Participações na Imprensa
Palestras e Conferências
Congressos
No teatro
Atividades
Diplomas, Láureas e Troféus
PALESTRAS E CONFERÊNCIAS

Proferiu palestras na Academia de Letras de Campos do Jordão sobre os temas : “O Embaixador José Carlos Macedo Soares”, seu patrono; “As Artes Literárias em Campos do Jordão”, e “Santo Afonso de Ligório, Grande Advogado”, “A Santa Casa de Campos do Jordão”, “Homenagem ao Professor Oswaldo Sangiorgi”, “O Advogado Evaristo de Moraes na Morte de Euclides da Cunha” e "Nelson Rodrigues em Campos do Jordão".

Na ACRIMESP-Associação dos Advogados Criminais do Estado de São Paulo, proferiu conferência em 1.992 sobre o tema “Grandes Advogados, Grandes Julgamentos”, durante a Semana Rui Barbosa.

Na FUNCAMP - Fundação Regional Educacional de Campos do Jordão, proferiu palestras sobre os assuntos : “ONU- Organização das Nações Unidas” e a “Questão Palestina” em 1.991 e 1.992, respectivamente, e “Domingos José Nogueira Jaguaribe” em 1.993.

Na E.E.P.G “ Irene Lopes Sodré” fez a palestra sobre o tema "O Desenvolvimento dos Transportes no Vale do Paraiba”.

Autor da “Oração do Advogado”, publicado no Boletim da Associação dos Advogados de São Paulo em 27/04/88 e do artigo “Roger de Carvalho Mange - Paradigma do Advogado”, publicado na “Revista do Advogado” da mesma Associação em 1.992.

Em 1.993, proferiu a palestra “Plínio Salgado, Esse Injustiçado”, em São Bento do Sapucaí, na abertura da I Semana Plínio Salgado, promovida pela Prefeitura Municipal daquela cidade.

No mesmo ano, proferiu a conferência no Rotary Club de Campos do Jordão, sob o título “A Revolução Constitucionalista de 1932”.

Em 1.994, fez palestra sob o título “A Ética Profissional e o Advogado”, na Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí, a convite da Associação dos Advogados de São Bento do Sapucaí.

Em 1.995, proferiu palestras na E.E.P.G “Laurinda da Matta” sobre Monteiro Lobato e na Escola Educare/Sanatorinhos versando sobre a História de Campos do Jordão.

Em 1997, proferiu conferências na Loja Maçônica Presidente "Washington Luis" sobre o título “O Presidente Washington Luis em Campos do Jordão” e “Quintino Bocaiúva, Um dos Maçons da República”.

Proferiu palestra, nesse mesmo ano na XXXIV Convenção Nacional do Clube dos 21 Irmãos-Amigos, em Campos do Jordão, sob o tema “Quintino Bocaiúva, Fundador da República”. Em 1998, no XIV Simpósio de História do Vale do Paraíba, promovido pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos, proferiu a palestra inaugural, sob o título “Caminhos Primitivos do Vale do Paraíba pela Mantiqueira”. Nesse mesmo ano, fez palestras na Associação Comercial de Campos do Jordão, sobre o tema “O que é Maçonaria” e na Câmara Municipal sobre a história da Santa Casa de Campos do Jordão “Dr. Adhemar de Barros”, durante as comemorações de 60 anos de sua fundação.

No ano 2.000, proferiu palestras sobre a História de Campos do Jordão na FUNCAMP - Fundação Regional Educacional de Campos do Jordão, no Hotel - Escola SENAC e na ALTUS - Turismo Ecológico, no Parque Estadual de Campos do Jordão. Durante a Semana Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté, no mesmo ano, proferiu palestra sob o tema “O Advogado no Tribunal do Júri”.

Em 2001, proferiu palestras nas Escolas Municipais “Mary de Arruda Camargo”, “Octávio da Matta”, “Irene Lopes Sodré” e “Domingos Jaguaribe” sobre a história de Campos do Jordão. Em 2002, fez conferências sobre a história de Campos do Jordão na Escola Municipal “Mafalda Machado Cintra”, no Instituto Pinho Bravo e no Capítulo De Molay, da Maçonaria e no mesmo ano, proferiu palestra na Loja Maçônica “Presidente Washington Luis”, sobre o tema “O Poder da Palavra”.

Em 2003, fez palestra na EEPG “Antônio Nicola Padula” sobre Monteiro Lobato. No mesmo ano proferiu palestra no Colégio Interação sobre o Ofício do Escritor e sob o mesmo tema fez conferência aos alunos da Escola Municipal “Dr. Domingos Jaguaribe”. Em 2008 proferiu palestra na Escola “Tancredo de Almeida Neves” e em 2009 na AMECAMPOS e no Rotary Clube de Campos do Jordão sobre a história da cidade. No XXIII Simposio de História do Vale do Paraiba, do Instituto de Estudos Valeparaibano, sob o tema "O Desenvolvimento dos Transportes no Vale so Paraíba", proferiu palestra sob o titulo "Um Sonhado Ramal Ferroviario", realizado em 2009. Ainda em 2009, fez conferência no Instituto Federal de Educação sobre a História de Campos do Jordão.

Dr. Pedro Paulo Filho